Benefícios da dança para a terceira idade

danca-de-salao-idosos-benefícios

Quando se chega na terceira idade (60 anos), você tem tempo, tem liberdade, tem muita vontade de viver e ser feliz – e começa a realizar coisas que sempre quis ter feito, mas que nunca teve tempo, como por exemplo “dançar”.

Para muitos, a vida começa após os 50 anos de idade, que é quando muitas mudanças acontecem na vida:

  • Filhos saem de casa para formar suas famílias;
  • Chega o momento da aposentadoria, e com isso mais tempo sobrando;
  • Independência financeira;
  • Liberdade de fazer o que se gosta.

A dança como atividade física foi valorizada por vários estudos de prevenção cardiovascular e geriátrica, até nos indivíduos com mais de 80 anos.

A dança, independente do estilo, faz bem a todo mundo em qualquer idade. Mas, para o público da terceira idade, uma dança de salão movimentada protege e fortalece o esqueleto e músculos, diminuindo a osteoporose, fortificando os músculos e os deixando em condições para um dia a dia sem cansaço físico.

Sabe aquela dificuldade de sentar e levantar? Aquela falta de equilíbrio com risco de queda? Aquele cansaço sem que si tenha feito atividade? Pois bem, tudo isso a dança ajuda a combater… O resultado não poderia ser outro – mais saúde, mais qualidade de vida e mais vida!

Por isso, aí vai a receita:

Meia hora de dança de salão em ritmo moderado a rápido – 3 vezes por semana.

O resultado é um gasto calórico que equivale a uma corrida regular de 60 minutos (para uma pessoa acima de 60 anos).

Após 12 semanas de aulas, você estará com sua pressão arterial, diabetes, gorduras sanguíneas mais controladas, e possivelmente, se atrelar a dança a uma boa alimentação terá um aumento do colesterol bom, o HDL.

Mas há ainda a mudança no aspecto psicossocial. A terceira idade pode trazer algumas doenças invisíveis como a depressão, a ansiedade, o pânico.

Por isso, fazer aulas de dança e sair para dançar renova os relacionamentos, aumenta o número de amigos, o que proporciona ânimo e motivação.

O envelhecimento está ligado a um conjunto de efeitos biológicos, psicológicos e sociais que ocorrem no ser humano de forma natural conforme a idade avança. Muitos tentam driblar o tempo, mas é uma batalha perdida.

Ame-se, cuide-se e dance conforme o ritmo da música! Vem dançar, porque dançar faz bem!