A importância da dança na vida da humanidade

a-importancia-da-danca-na-vida-da-humanidade-1

A dança é uma das atividades mais antigas da humanidade e por isso ela foi, é e sempre será importante na vida de todos nós, seja com forma de expressão artística, seja para diversão e descontração.

A dança sempre esteve presente em todos os grandes momentos da história, e está impressa nas pequenas coisas do dia a dia, as vezes nem percebida.

Dança é representação de cultura e cultura, por sua vez, é a tradição e história de um povo. Por isso, a responsabilidade é grande, representar com verdade e sabedoria toda uma história.

A dança (qualquer ritmo) contribui para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, e imprime uma carga de sociabilidade e relacionamento.

“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.”
“Desenvolvimento cognitivo é um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida”.

Além do aprendizado cognitivo, há o aprendizado motor. A dança desenvolve a coordenação motora do indivíduo, ou seja, quem dança tem maior aprendizado e desenvolvimento motor, pois toda carga de técnica nos movimentos mecânicos se reflete em ganho para o indivíduo que dança.

Já ouviu falar em linguagem corporal?

Muitas vezes as palavras não expressam exatamente o que estamos sentindo, seja porque não conseguimos definir nossos sentimentos, ou porque queremos esconder algo, já que é muito mais fácil controlarmos o que falamos do que controlarmos o nosso corpo.

Estima-se que usamos no mecanismo de comunicação mais de 80% do corpo para nos expressarmos. Quem dança tem facilidade de se comunicar porque conhece seu corpo de forma íntima, está acostumado a lidar com o corpo de forma íntima.

Por tudo isso que foi falado, percebemos que a dança sempre foi de suma importância para o desenvolvimento humano, e quanto mais cedo as pessoas tiverem contato com a dança, maior será o ganho ao longo da vida!